domingo, 3 de abril de 2016

Pronomes Oblíquos e interpretação de tirinhas - 7°/8º anos

Pronomes Oblíquos


1) A mulher diz a sua amiga que o marido e sua mãe estão se dando bem, porque estão brincando juntos, mas isso não é verdade. Por quê?

2) Essa tirinha é atual. Como é possível saber disso?

3) Na fala da mulher, em “Ele tá brincando de enterrá-la na areia!!!”, o pronome destacado refere-se a que palavra dita anteriormente por ela?

4) Identifique a que palavra se referem os pronomes em destaque a seguir:

a) Minha amiga ligou e estou saindo para ajudá-la.

b) Perdi meu celular, você me ajuda a encontrá-lo?

c) Marina está chorando porque cortaram-na da peça.

d) Já terminei de ler seu livro, vou deixá-lo na sua casa.

e) O garoto está chorando porque o acusaram de um crime.

f) Você viu minhas chaves? Tinha certeza de que as esqueci aqui.

g) Deixei meus livros na sua mesa. Não os jogue fora.

h) Pedro está apaixonado por Laura. Ele vai pedi-la em casamento.


i) Entrou uma barata no meu quarto. Ajude-me a matá-la.




Respostas:

1) Porque ele enterrou a sogra e escreveu "Aqui jaz anaconda", chamando-a de cobra.

2) Porque ele fala que a foto vai para o Facebook.

3) Mamãe.

4) a) amiga
b) celular
c) Marina
d) livro
e) garoto
f) chaves
g) livros
h) Laura
i) barata

Um comentário: