sábado, 9 de abril de 2016

Flores arco- íris - Experiência

 Faça flores coloridas
Captura de Tela 2016-04-04 às 09.24.51
Existem duas maneiras de fazer esse experimento.
A primeira é colocar flores – brancas ou de cores claras – individualmente em vasos com anilina misturada com água. A flor puxa a água do vaso para sobreviver, e quando a água está colorida, a flor absorve a cor para suas pétalas. O resultado dessa modalidade do experimento é colorir uma flor branca de azul, roxo, rosa, laranja, ou qualquer outra cor.
A segunda maneira é colocar uma flor, com o caule dividido, em vários vasos com água tingidas de cores diferentes. Como requer uso de um estilete, essa segunda técnica demanda a presença de um adulto. O resultado final é uma flor arco íris.
Captura de Tela 2016-04-04 às 09.25.42
Ingredientes:
Flores brancas
Água
Vasos (podem ser copos de vidro ou descartáveis, vidros vazios de geleia, etc)
Anilina ou corante alimentício – quanto maior for a quantidade de cor usada na água, mais forte ficará a cor nas pétalas da flor
Estilete
Modo de fazer:
Opção 1:
Encher o vaso de água, misturar com o corante, e colocar a flor branca dentro, como mostrado na figura ao lado. Espere 24 horas e pronto!
Opção 2:
Encha alguns vasos de água com diferentes cores – quanto mais diferentes, mais forte será o efeito arco-íris, mas você pode escolher diferentes paletas de cores.
Divida o caule em partes. Em cada vaso deve ter uma parte do caule, então não recomendamos muitos vasos porque, quanto mais tiverem, mais difícil será a divisão do caule. Faça, de baixo para cima da haste, com uma faca ou estilete, um corte longitudinal de até 15 centímetros de comprimento.
Durante as 24 horas – o tempo necessário para a flor absorver as cores – é importante deixar a flor equilibrada entre os vasos. Se isso estiver difícil, use palitos de churrasco para ajudá-la a ficar em pé.
É um pouco trabalhoso, mas o resultado é bastante recompensador. 

fotos: hyperscience.com
3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário